Receita de Bolo Xadrez - Ingredientes, Como fazer e Tempo de preparo! | Frutas, Doces e Sobremesas / Bolos, Tortas e Mousses
  
Bem-vindo ao Mundo de Sabores, o seu site de receitas do dia-a-dia.
Aqui você encontra as melhores receitas além de dicas para preparar centenas de pratos deliciosos de forma prática.
Confira também a área de Drinks!
topo info
logo pequeno Cadastre-se!
Cadastre-se em nosso site e compartilhe suas receitas com o mundo agora mesmo!
E-Mail:  
Senha:
barra direita inferior




receita


Bolo Xadrez

Bolo Xadrez

:: Enviada por Cozinheiro
Frutas, Doces e Sobremesas / Bolos, Tortas e Mousses

Ingredientes para Bolo Xadrez:

Massa branca:
2 xícaras de chá de farinha de trigo(240g)
1 pitada de sal
3 ovos (150g)
1 1/2 xícara de chá de açúcar (270g)
1 xícara de chá de margarina (200g)
1 xícara de chá de leite longa (240ml)
2 colheres de chá de fermento em pó (4g)

Massa de chocolate:
2 xícaras de chá de farinha de trigo (240g)
1 pitada de sal
1 xícara de chá de chocolate em pó (110g)
3 ovos (150g)
1 1/2 xícara de chá de açúcar (270g)
1 xícara de chá de margarina (200g)
1 xícara de chá de leite (240ml)
2 colheres de chá de fermento em pó (4g)

Cobertura:
2 claras (75g)
1/2 xícara de chá de açúcar (90g)

Recheio:
1 xícara de chá de doce de leite (300g)

Publicidade:

Como Preparar Bolo Xadrez:

Preaqueça o forno em temperatura média (180°C)

Massa Branca:
Peneire em uma tigela a farinha de trigo com o sal. Reserve. Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela da batedeira e bata por 4 minutos ou até obter picos firmes. Transfira-as para outra tigela e reserve. Na mesma tigela da batedeira coloque as gemas, o açúcar e a margarina (reservando 1 colher sopa). Bata por 4 minutos ou até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater despeje aos poucos e alternadamente o leite e a farinha de trigo. Incorpore as claras em neve e o fermento. Mexa com movimentos de baixo para cima, mas sem bater, até a massa ficar homogêneo. Com a margarina reservada unte uma assadeira (20x28cm) e enfarinhe. Despeje a massa e leve ao forno por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e reserve.

Massa Escura:
Peneire em uma tigela a farinha de trigo com o chocolate em pó (reserve 1 colher das de sopa) e o sal. Reserve. Separe as gemas das claras. Coloque as claras na tigela da batedeira e bata por 4 minutos ou até obter picos firmes. Transfira-as para outra tigela e reserve. Na mesma tigela da batedeira coloque gemas , o açúcar e a margarina (reservando 1 colher sopa). Bata por 4 minutos ou até obter um creme fofo e esbranquiçado. Sem parar de bater despeje, aos poucos e alternadamente, o leite e a farinha de trigo. Incorpore as claras batidas em neve e o fermento. Mexa com movimentos de baixo para cima, mas sem bater, até a massa ficar homogêneo. Com a margarina reservada unte uma assadeira (20x28cm) e polvilhe com o chocolate reservado. Despeje a massa. Leve ao forno por 30 minutos ou até que, enfiando um palito, este saia limpo. Retire do forno e reserve.

Suspiro:
Coloque na tigela da batedeira as claras. Bata por 4 minutos ou até obter picos firmes. Sem parar de bater, adicione o açúcar (colher a colher). Continue a bater por mais 2 minutos ou até formar um suspiro.
Reserve.

Montagem:
Corte os bolos (já frios) em tiras no sentido do comprimento (11x2x2 cm de altura). Sobre uma placa intercale as tiras, coloque uma tira branca, com o auxílio e uma faca  passe doce de leite e coloque uma
tira escura. (totalizando 6 tiras na base). Em cima dessa base passe uma camada de doce de leite e volte a intercalar. Faça isso até que acabem as tirase o bolo fique xadrez.

Transfira o suspiro para um saco de confeitar com bico pitanga médio. Enfeite toda superfície do bolo com o suspiro. Deixe as laterais do bolo sem cobrir, para que apareça o efeito xadrez.

Extras:

Você pode usar essa idéia com outras receitas de bolo. Use suas receitas preferidas. Você também pode escolher outra decoração, colocando, por exemplo, uma cobertura branca ou de chocolate e confeitos coloridos.

Publicidade


Aproveite para fazer também Panqueca de Banana Caramelizada

O que precisa para fazer Panqueca de Banana Caramelizada:
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) de adoçante
1 ovo
1/2 colher (chá) rasa de essência de baunilha
1/2 colher (chá) rasa de canela em pó
1/2 xícara (chá) de maisena
Azeite para untar
Molho:
2 gemas
2 colheres (sopa) de adoçante
1 colher (sopa) de maisena
2 e 1/2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 colher (chá) de essência de baunilha
Recheio:
10 bananas maduras

Como fazer Panqueca de Banana Caramelizada:

Bata no liquidificador os ingredientes da massa. Em uma frigideira preaquecida untada com azeite, coloque 1/2 concha de massa por vez, dourando dos dois lados. Repita até acabar a massa.

Para o molho, bata as gemas com o adoçante.
Junte a maisena, o leite e leve ao fogo, mexendo até engrossar.

Retire do fogo, misture a baunilha e reserve. Corte cada banana no sentido vertical. Doure as bananas em uma frigideira antiaderente e recheie as massas de panqueca com as bananas.

Enrole, disponha em um recipiente e cubra com o molho.


Mais Bolos, Tortas e Mousses...

Cheesecake de Frambroesa

Cheesecake de Frambroesa
Massa: 1 pacote de biscoito maisena 5 colheres (sopa) de manteiga derretida Recheio: 20 framboesas frescas 1 colher (chá) de baunilha 1 colher (... :: Enviada por: Cris

data 21/05/2008

comida Ver Receita


Bolo Pé-de-Moleque

Bolo Pé-de-Moleque
3 xícaras de chá de castanha de caju torrada e triturada 2 1/2 xícaras de chá de água 2 xícaras de chá de leite de coco 1/2 xícara de chá de man... :: Enviada por: Tia Palmira

data 31/08/2007

comida Ver Receita


Mousse Branca com Creme

Mousse Branca com Creme
7 colheres (sopa) de creme de leite fresco 1 colher (sopa) de leite Creme 3 colheres (sopa) cheias de açúcar 2 e 1/2 colheres (sopa) de ma... :: Enviada por: Camila

data 04/07/2008

comida Ver Receita


© 2007-2019 Mundo de Sabores